Para Euler Hermes, incerteza política "ajuda" a elevar gestão de risco de crédito
- 2139 Visualizações
- Rodrigo Amaral, rodrigo@riscoseguro.com.br
- 13 de maio de 2019
- Sem categoria
Líder global no segmento de seguros de crédito, a Euler Hermes, empresa que faz parte do grupo Allianz, entende que há muito espaço para melhorias na gestão do risco de calotes entre as empresas brasileiras.
É o que afirma Rodrigo Jimenez, CEO da Euler Hermes no Brasil. Antes de mais nada, ele vê nas incertezas políticas um argumento que está convencendo as companhias a buscar níveis mais elevados de proteção contra a falta de pagamento por parte de seus clientes.
Em entrevista à Risco Seguro Brasil, Jimenez revela alguns motivos. Igualmente acredita que a demanda por seguro garantia vai se beneficiar de um retorno dos investimentos de infraestrutura no país.
Leia a entrevista:
RSB – Quais são as perspectivas da Euler Hermes para o mercado brasileiro?
Rodrigo Jimenez – Nossa perspectiva é de crescimento do mercado acima da média dos últimos anos. As incertezas políticas ainda persistem no Brasil. Assim, isso traz ao empresariado uma percepção de que o seguro é um item importante. Bem como, imprescindível na gestão financeira das empresas. Todavia, mais e mais, vemos CFOs e empresários preocupados em melhorar a rentabilidade e gestão do fluxo de caixa. Assim também tendo o Seguro de Crédito e Garantia um papel principal nesse objetivo.
Que novos produtos e serviços a empresa planeja lançar no mercado brasileiro?
Estamos trabalhando duro para trazer ao mercado brasileiro diversas inovações na forma digital de distribuição de nossos produtos. Assim, em breve, teremos muitas novidades. Outro fator importante é a retomada de projetos de infraestrutura e investimentos no Brasil. Eles trarão certamente oportunidades adicionais de crescimento no Seguro Garantia.
Qual é a avaliação da Euler Hermes sobre a gestão do risco de crédito pelas empresas brasileiras? É possível melhorar?
Nota-se grande espaço para melhorias na gestão de crédito das empresas. Contudo, a seguradora tem papel fundamental neste tópico. Com a crise econômica enfrentada nos últimos anos, nota-se cada vez mais a necessidade de monitorar de perto a evolução financeira e comportamental das empresas. Dessa forma, a divulgação de informações passa a ser peça chave. Da mesma forma para empresas com boa qualidade creditícia.
Nova tecnologias
Que efeito pode ter a introdução de novas tecnologias no processo de subscrição, gestão de sinistros e outras atividades desempenhadas pela empresa?
A Euler Hermes é uma empresa que está constantemente investindo em novas tecnologias. Isso para simplificar e acelerar seus processos de tomada de decisão. Porém garantindo a assertividade técnica necessária. Desta forma, lançamos globalmente nos últimos anos diversos projetos com este propósito. Por exemplo, no Brasil temos a avaliação de crédito automática para qualquer risco de nosso portfólio feita em segundos. Em contrapartida, depende do valor de risco solicitado e a exposição vigente com a seguradora.
Obviamente que este trabalho de inteligência artificial é complementado. Também com a análise humana para casos de maior sensibilidade. Portanto, lançamos uma iniciativa para antecipar o pagamento de sinistros para casos menores. Isso onde a seguradora possui rápida disponibilidade de capital. Contudo, temos ainda vários projetos de machine learning. Os projetos devem ser implementados para os próximos anos. Eles visam garantir ainda mais agilidade e assertividade nas decisões de crédito.
Como o risco político influencia a subscrição dos riscos de crédito das empresas?
A Euler Hermes, em suas análises, considera tanto o risco político quanto o risco de crédito. Desta forma, apesar de podermos conceder exposições em países considerados de maior risco, nossas análises, nestes casos, excluem a eventual cobertura para riscos políticos. Como exemplo, não cobrimos risco político para países como Argentina e Egito. Por outro lado, o risco de crédito é avaliado baseado pura e simplesmente no comportamento operacional e financeiro das empresas,. Assim sendo o escritório da Euler Hermes do país do risco solicitado responsável por estas análises. Afinal, cada time local possui maior conhecimento setorial para avaliar especificidades de cada setor ou país.
LEIA TAMBÉM
- Brasil 97
- Compliance 66
- Gestão de Risco 200
- Legislação 17
- Mercado 247
- Mundo 102
- Opinião 25
- Resseguro 105
- Riscos emergentes 10
- Seguro 198